Uma história de Pioneirismo

A Tecelagem Parahyba S/A foi fundada em 14 de março de 1925 por um grupo de empresários brasileiros e portugueses, na cidade de São Jose dos Campos (SP), com o objetivo de fabricar tecidos de algodão.

A primeira unidade da fábrica, com galpões de seis mil metros quadrados foi construída no terreno de pouco mais de seis alqueires, e inaugurada em julho de 1927 com uma produção mensal de 60 mil cobertores e 350 mil metros de brim. Entre 1953 e 1956, a área da fábrica foi ampliada e passou a ter 60 mil m² de área construída.

Em 1929 a crise mundial quase fez com que a empresa fosse fechada; mas Olívio Gomes, que havia sido contratado como gerente de fábrica, se entusiasmou com o negócio e decidiu investir e diversificar sua produção, introduzindo a partir de 1930, modificações no maquinário para que se pudesse fabricar cobertores. A família Gomes assumiu o negócio e levou a Parahyba para a liderança da categoria, exportando para o mundo e colocando a marca no imaginário do brasileiro com a mítica propaganda que na década de 1950 anunciava: “já é hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sono pra você e um alegre despertar”.

Nos anos 60, precisamente em 1967, a Parahyba lançou no mercado brasileiro os cobertores e mantas sintéticos, feitos com fibras acrílicas, deixando de produzir o cobertor de resíduo de algodão em São José dos Campos e transferindo esta produção para o nordeste do país, em Pernambuco, nas cidades de Moreno e Recife. Em 1974 foi a vez do lançamento dos cobertores e mantas com “pelo alto”, que se tornaram um dos principais itens de sua fabricação. Na década de 70, exportou para diversos países e atendia uma exigente clientela, como as das lojas americanas Bloomindale’s, Sears, Macy’s, Saks e diversos magazines franceses, como Galerie Lafayete e Printemps.

Na década de 80, em função da hiperinflação, que elevava os custos diariamente, a produção continuou em escalas menores, até que economicamente, na década de 90, a família Gomes, resolveu desligar-se da indústria.

A atividade industrial continua hoje mantendo o mesmo padrão de qualidade que marcou a “PARAHYBA” e tem atualizado sua linha de produtos com o que há de melhor e mais atual no mercado mundial de produtos de cama e decoração, mantendo o carinho e o apelo emocional do aconchego de cada lar.